Testemunho:Innovayt

Orientada para ajudar os clientes a criar valor através da Inovação, desde a conceção até ao financiamento e implementação, a Innovayt é uma empresa com uma cultura focada na melhoria contínua das suas práticas e desempenho. Como tal apostou na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade.

1. Como surgiu a opção de avançar com a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade?
A decisão de avançar foi bastante simples. Estávamos numa fase de crescimento pelo que uma das preocupações era a de como podíamos "escalar" o negócio. Como trabalhamos numa área muito especializada pretendíamos aumentar a nossa capacidade de produção sem sofrer quedas ao nível da qualidade, continuando a melhorar e a crescer ao mesmo tempo. Foi este o desafio.

Aliado a isto, temos procurado digitalizar algumas áreas das nossas operações e sistematizar o acesso à informação para os novos membros da equipa, por isso precisávamos de ferramentas para estruturar o acesso e o conteúdo de informação . Essa foi a principal motivação para avançar. Depois também foi considerado o facto de termos clientes de grande escala cujo processo de compras é mais facilitado se tivermos uma certificação em Sistemas de Gestão.

2. Quais as dificuldades que foram sentindo no projeto?
Iniciamos o processo efetuando uma triagem das áreas em que precisávamos pensar e quais eram os sistemas e processos relevantes para este contexto. Quando se está a crescer muito, ao nível da gestão de topo, é difícil manter o foco pois existem muitas oportunidades e decisões a tomar e essa foi de facto a principal dificuldade, acabando por estar tudo concentrado numa pessoa. Agora é necessário assegurar que o que foi desenvolvido foi apreendido pela organização .

3.Que resultados consegue ver do trabalho desenvolvido? O que espera da implementação deste projeto?
Um efeito que já estamos a usufruir é o trabalhar com processos de uma forma mais estruturada, consciente e deliberada. O sistematizar, o pensar a forma como desenvolvemos as coisas, como abordamos os clientes, acaba por ser um efeito positivo e cultural que já estamos a sentir.

A Innovayt já trabalhava com estas preocupações e indicadores. Considero que a Innovayt é uma empresa bem gerida, que cresceu de forma saudável e rentável, com funcionários satisfeitos e motivados, com clientes muito satisfeitos, com uma cultura focada em ser a melhor nestas áreas, em trabalhar para melhorar e por isso trabalha muito com dados e indicadores para verificar se está no caminho certo.

4.O que a Innovayt tem em mente no seu caminho para a excelência?
Pretendemos consolidar os diferentes sistemas de gestão que temos, com principal atenção e foco nas ferramentas informáticas. Estamos a definir os requisitos de uma plataforma integrada e depois vamos desenvolver um sistema derivado do nosso workflow, através da recolha de informação, sobre projetos e clientes, mais integrada e sistematizada. O objetivo é automatizar o que não é uma mais-valia para os clientes (como por exemplo: processos administrativos, processos internos, pesquisas de informação) e minimizar o tempo gasto.

O nosso diferenciador no mercado são os nossos recursos humanos, que têm muito talento, e quando a organização cresce é difícil manter esse nível de valor uniforme e é isso que queremos evitar. Pretendemos que cada um tenha acesso às mesmas ferramentas, acesso à informação, que serão cada vez mais formalizadas.

Morten Kröger|Partner


Data:
Dezembro 2018

Autor: Q4E

Categoria: Voz do Cliente