Pequenos passos, grandes melhorias organizacionais

Com uma economia cada vez mais competitiva e com os clientes com um nível de exigência cada vez maior, as empresas devem olhar para “dentro de portas” e trabalhar na melhoria da eficiência dos seus processos, por forma a oferecer ao seu cliente uma experiência que supere as suas expetativas.
Os processos das empresas, apesar de eficazes - ou seja, cumprem com os requisitos do cliente – em grande parte das organizações estão longe de serem eficientes – cumprirem com os requisitos do cliente utilizando o menor número de recursos e tempo.

Neste sentido, a Q4E auxilia as empresas a obter melhorias internas significativas, recorrendo à metodologia Lean Six Sigma:
- As abordagens Lean estão focadas na redução dos desperdícios dos processos e do tempo de ciclo dos mesmos, ou seja, elimina as tarefas/atividades sem valor, as quais o cliente não está disposto a pagar (ex: defeitos, retrabalho, tempos de espera, movimentação de pessoas e recursos, entre outros).
- As abordagens Six Sigma estão focadas na redução da variabilidade dos processos, ou seja, “fazer bem à primeira” e oferecer o produto com a mínima variabilidade associada.

Importa realçar que os projetos de melhoria são projetos de curta duração (3-4 meses), com um baixo investimento para a empresa, face ao potencial retorno financeiro a ser verificado (ROI).

Vejamos um caso real de uma empresa que recorreu à Q4E para a resolução de um problema previamente identificado, para o qual não dispunham de ferramentas nem know-how para a sua eliminação. O projeto foi desenvolvido com recurso à metodologia DMAIC , a qual se traduz num ciclo de melhoria, sendo a ferramenta principal utilizada para conduzir projetos Six Sigma.
DMAIC é uma abreviação das cinco etapas de melhoria que compreende: Definir (Define), Medir (Measure), Analisar (Analyze), Melhorar (Improve) e Controlar (Control). Todas as etapas do processo DMAIC são necessárias e realizam-se sempre na ordem mencionada.

De forma resumida, apresenta-se a aplicação da metodologia DMAIC:

DMAIC

DMAIC

DMAIC

DMAIC

DMAIC

DMAIC


Veja o testemunho da experiência da PLF que confiou na Q4E para a implementação de projetos de melhoria.

Quer saber mais sobre estes projetos?A Q4E tem uma equipa consultora capaz de auxiliar na melhoria da sua organização. Conte connosco.


Data:
Setembro 2019

Autor: Ana Monteiro|Maria Maciel-Q4E

Categoria: Qualidade - Lean Six Sigma