Comunicação - Problema ou Solução?

Estamos na era da tecnologia, onde todas as informações podem chegar a todos imediatamente, estejam onde estiverem. No entanto, mesmo com todas estas facilidades a comunicação ainda constitui um grande problema para muitas organizações.
E porquê é que isso acontece? Podemos identificar algumas causas, das quais destacamos: a ausência de um departamento na área; a falta de uma estratégia de comunicação; a resistência à evolução e ao investimento, do qual derivam a falta de informação, o menor envolvimento, e a incorreta utilização dos meios comunicacionais.
Antes de mais é preciso que as organizações vejam a comunicação como uma componente da gestão, como uma ferramenta estratégica para o crescimento organizacional. Mais do que comunicar é preciso comunicar bem, nos timmings certos, com os meios adequados e tendo em conta o público (interno e externo) que é importante para a organização.
Os atuais modelos de gestão, já seguidos por algumas organizações, acabam por constituir um importante meio de apoio à comunicação, ao exigirem um maior envolvimento da organização com grupos de trabalho e com a comunidade, adotando a transparência, com base em valores éticos, e uma gestão socialmente responsável. Neste âmbito, a comunicação é estrategicamente pensada para propagar os valores e a cultura da empresa, a sua missão e visão de futuro e ainda, para conferir uma imagem de prestígio.
Ao procurar esta qualidade comunicacional, a primeira coisa que consideramos é a comunicação estabelecida com o público consumidor. No entanto, não podemos descurar a comunicação interna, pois esta acabará por ser o reflexo do que se pretende transmitir ao público externo. Uma comunicação interna bem estruturada e planeada contribui para o melhor desenvolvimento da organização. Quanto mais informados acerca das atividades das suas organizações mais os colaboradores estarão motivados e por conseguinte mais produtivos, contribuindo ainda para uma melhor divulgação da organização.
A comunicação é pois um fator decisivo para a imagem que a organização tem junto dos seus públicos, logo, possuir uma estratégia global de comunicação eficaz e adaptada à sua realidade é fundamental. Uma estratégia bem elaborada permitirá que todos os seus esforços de comunicação sejam coerentes, coesos e contínuos.
Na Q4E a preocupação constante em fazer melhor, em continuar dinâmica, proativa e em crescer juntamente com os seus parceiros, resultou numa aposta na comunicação, que se revela fundamental para prosperar no mercado competitivo atual.
Assim, o caminho para uma organização de sucesso passa pela aposta na comunicação e como tal devem:
• Definir metas para a organização;
• Criar um departamento de comunicação (na ausência de um);
• Elaborar uma política/estratégia de comunicação tendo em conta as variáveis internas e externas (mercado concorrencial; públicos-alvo; posicionamento; eixos de atuação; objetivos;)
• Envolver as equipas no desenvolvimento dos trabalhos;
• Medir a eficácia e eficiência das atividades definidas na estratégia.
Uma comunicação eficaz e eficiente intensifica as relações interpessoais, aproxima os colaboradores da organização, melhora o clima organizacional, e fortalece a imagem e identidade da organização junto do seu público.

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Data:
Dezembro 2016

Autor: Joana Soares

Categoria: Comunicação